Como ter consistência no Day Trade

por | maio 26, 2022 | Daytrade

Quem opera Day Trade tem que ter ciência que esse é o tipo mais arriscado na bolsa de valores.

Os lances começam e se encerram no mesmo dia, e as operações podem ser realizadas tanto em ações quanto em contratos futuros e opções.

Para investidores que tem perfil arrojado e tem interesse em desenvolver consistência nessas operações, devem saber que não se trata de dinheiro fácil, muito pelo contrário. Quem opera Day Trade tem que estudar muito para conseguir se estabilizar nesse mercado.

Características do Day Trade

Se um investidor compra uma determinada quantidade de ações de uma empresa, ele opera um trade de compra. Quando vende esses ativos, está fazendo um trade de venda.

Isso pode ser feito com o intervalo de alguns dias ou dentro do mesmo dia, e nesse último caso, se enquadra no Day Trade.

É diferente de quando você compra uma ação esperando que ela se valorize em algum tempo.

A lógica no Day Trade está em conseguir uma ação por um bom valor e em algum momento do dia, com as oscilações do mercado, vendê-la com o máximo de lucro possível antes da bolsa encerrar sua atividade diária.

Os ganhos costumam ser maiores em menos tempo – mas as perdas também podem ser.

É necessário muito estudo, as perdas podem ser controladas por stop loss e as corretoras oferecem um limite de alavancagem para você negociar.

Por isso, podemos dizer que as possibilidades de ganho com o Day Trade são reais, mas não são garantidas.

Para fazer dinheiro com o Day Trade é preciso aprofundar muito os seus conhecimentos e praticar bastante para acumular experiência tanto com ganhos quanto com perdas expressivas.

Perder um dia não significa que você vai perder sempre, como ganhar também não. O que é preciso é persistência e muito estudo para conseguir “se manter vivo” nesse mercado.

O mercado costuma ser muito diferente para quem opera Day Trade, mais dinâmico e altamente arriscado. Então, para conseguir uma boa probabilidade de acerto e conquistar trades bons, é preciso dominar técnicas e análise das variações de preço.

Acaba sendo mais uma especulação em um prazo bem curto. A estratégia é para ganhos rápidos e em função disso, as chances de acabar levando prejuízo aqui ou ali são bem maiores. Para combater isso, existem métodos de gerenciamento de risco.

Dicas para ter consistência em suas operações

Se você opera Day trade e quer operar com consistência, fique atento a essas dicas:

  •         Estude muito

Conhecimento é a palavra-chave quando nos referimos ao Day Trade. Você precisa dominar aquilo que está fazendo antes de se arriscar em algumas operações.

Além das táticas específicas do trade é importante que você estude as ações. Estude sobre a bolsa de valores, e se aprofunde sobre o ativo que quer operar. Veja qual seu histórico dos últimos dias, leia notícias sobre a empresa.

Mas isso tudo precisa ser rápido para você garantir os melhores resultados. Não veja o trade como hobby, faça dele um trabalho e o encare profissionalmente.

O mercado é volátil então você deve preparar a sua mente e o seu emocional para operar. Por isso especialize-se, estude, se aprimore, aprofunde seus conhecimentos e aperfeiçoe suas técnicas. Utilize todos os recursos a seu favor, há muito material na internet por exemplo.

  •         Crie uma rotina

Se você não é adepto a rotina ou não gosta, é melhor começar a repensar o assunto. Se você não é o tipo de pessoa que se dá bem em fazer as mesmas coisas todos os dias, talvez nunca consiga alcançar a consistência no Day Trade.

Muitas corretoras disponibilizam simuladores em suas plataformas que significa que você pode treinar, comprar e vender ativos sem estar operando com seu dinheiro real. Estude pelo menos 1 hora no dia, no simulador. Se você ficar oscilando em rotinas que não permitem que você cumpra com o seu objetivo, fica difícil fazer avanços substanciais.

Programe o seu dia e desenvolva uma rotina. Acorde cedo, e certifique-se que está bem acordado antes de se sentar na frente do computador e começar a ver o andamento do mercado.

Organize-se para cumprir todas as suas atividades e emitir suas ordens, e separe um tempo exclusivo para estudar, pesquisar e afiar as suas ferramentas.

  •         Desenvolva disciplina

Quem opera Day Trade consegue saber logo se teve lucro ou prejuízo em uma operação. Mas isso não significa que você vai conseguir lucros e uma boa rentabilidade todos os dias. 

Um trader precisa ser disciplinado, tanto em relação a sua rotina quanto às suas estratégias. Se você decidiu por um método, uma estratégia, não fique mudando toda hora. Confie na técnica escolhida e siga até conseguir comprovar se funciona ou não.

Como o mercado é muito volátil, os resultados podem demorar um pouco para aparecer. Se a consistência no Day Trade é o seu objetivo, comece pela consistência nos seus hábitos e no respeito à estratégia que você escolheu.

  •         Use uma boa plataforma

Uma boa plataforma pode fazer a diferença na sua atuação. Cuidado com as ofertas gratuitas das corretoras, pois se a plataforma travar enquanto você está fazendo sua operação, isso pode significar uma grande perda de dinheiro.

Ainda, quanto mais simples ela for melhor. Algumas exigem até uma quantidade maior de cliques para concluir as operações e isso faz com que você perca tempo e prejudica o seu desempenho.

Outras têm recursos ricos que contribuem significativamente para suas análises, evitando que você fique procurando estatísticas de um lado para o outro. Assim, você consegue olhar para o mercado como um todo e escolher o que é do seu interesse.

Um trader precisa ter disciplina e treinar constantemente como se fosse um atleta.

Depois dessas dicas que demos, você já está pronto para começar a se preparar para operar com sucesso! Lembre-se que só praticar bastante te levará ao sucesso. 

Augusto Maurício

Augusto Maurício

Formado em Engenharia, iniciei no mercado de ações em 2004 realizando operações de Swing Trade. Naquela época não existia muita informação como hoje e meu aprendizado foi baseado em livros e tentativas e erros. Com a prática conquistei mas conhecimento do que perdas, e não foram poucas. Hoje me sinto capaz e faço parte de uma equipe que me motiva a ajudar a transformação na vida das pessoas.

0 comentários

Outros artigos