Trading: 3 dicas para melhorar a sua performance

por | ago 12, 2021 | Daytrade, Swing Trade | 0 Comentários

Introdução

Os investimentos na Bolsa de valores e operações de Trading têm atraído cada vez mais brasileiros que buscam por uma mudança na sua realidade financeira.

As modalidades de trading oferecem ao trader, de acordo com o seu perfil e objetivo, a chance de alcançar maiores lucros. 

Toda operação de trading envolve diversos fatores e está exposta a alguns riscos. Por isso é tão importante que o trader esteja atento e procure sempre estar atualizado sobre o mercado, analisando e reestruturando sua estratégia sempre que necessário.

Nesse post você irá encontrar algumas dicas que irão ajudar a melhorar a sua performance no trading e aumentar as chances de sucesso.

1. Antes de tudo, estabeleça uma rotina

Uma das grandes vantagens de trabalhar com o trading é a liberdade e flexibilidade que ele permite. Porém, ter uma rotina de estudo, preparação emocional, análise de estratégias e resultados é fundamental para uma performance de sucesso.

Para a melhora da performance no trading, estabeleça uma rotina. Uma rotina de estudo e análise do mercado pode fazer toda a diferença no resultado das suas operações.

Quando um trader entende os movimentos do mercado e o que causou essa atividade, ele consegue estar mais preparado para montar suas estratégias e definir quais serão seus próximos passos.

2. Foque em uma técnica de análise de mercado

Análise de trading

Os diversos modelos de análises funcionam como uma base para o trader, auxiliando no processo de compreensão dos movimentos do mercado e nas tomadas de decisões.

Com tantas metodologias, cabe ao trader conhecer e entender cada uma delas, para poder focar em uma técnica de análise que mais se encaixe com o seu perfil.

Há também a possibilidade de usar mais de uma análise, neste caso, é preciso que o trader estude bem sobre cada uma delas e consiga basear suas decisões a partir dessas análises.

Veja abaixo sobre três análises muito conhecidas pelos traders.

Análise Técnica

Para ler os gráficos, os investidores levam em consideração três fundamentos que são totalmente importantes para estudar os preços. São eles:

  • Movimento do mercado

Por mais que existam fatores políticos, notícias importantes e o comportamento de outros investidores influenciando e refletindo no preço do ativo, ao analisar um gráfico o investidor deve focar no movimento do preço, porque os aspectos já estão sendo representados através desse movimento.

Caso queira entender o que causou esse movimento em determinado período, o investidor pode buscar os aspectos que provavelmente o ocasionaram.

  • A tendência dos preços

Quando o investidor consegue identificar o início da formação da tendência, ele consegue definir de forma mais clara a sua decisão.

  • Padrões

Uma das coisas que influenciam o preço é o caráter psicológico dos investidores, e os padrões gráficos acabam representando esse caráter e indicando que podem voltar a acontecer no futuro. Vamos supor que vemos uma ação cair, neste momento, a maioria dos investidores vão querer vender esse papel, isto indica um padrão.

Análise gráfica

É muito comum ver alguns investidores se referir a análise técnica como análise gráfica. Entretanto, existe uma particularidade em cada um desses termos.

Enquanto a análise gráfica estuda o comportamento de investidores e usa o gráfico de preços para avaliar ele, a análise técnica observa o comportamento dos preços e usa cálculos matemáticos e estatísticos sobre eles, gerando os indicadores técnicos como IFR (Índice de Força Relativa), MACD (Convergência e Divergência de Médias Móveis) e Médias Móveis.

Dessa forma, a análise gráfica é mais focada em identificar o comportamento psicológico dos investidores.

Análise fundamentalista

Na Análise fundamentalista, o objeto de análise é a situação financeira, econômica e setorial de uma empresa, com o objetivo de estabelecer um preço justo para as suas ações e seu potencial futuro.

Neste tipo de análise o preço do mercado não representa o valor real de uma ação, e é exatamente isso que a análise fundamentalista estuda. Ela define o valor intrínseco, que é o valor real de um ativo, considerando informações da empresa como:  dados econômicos, indicadores financeiros, balanços e resultados.

Veja mais sobre as análises aqui: Análise de Ações: Comece a Operar Com Mais Confiança.

3. Cuide da sua saúde emocional

Se você quer otimizar a sua performance no trading, dê atenção para o seu emocional.

O emocional é uma questão que influencia intensamente nos resultados do trading. A pressão por bons resultados pode atrapalhar demais o desempenho caso o trader não tenha controle sobre suas emoções.

Para lidar com o emocional, o trader pode utilizar algumas técnicas que ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade. Dentre essas técnicas estão:

  • Controlar a respiração
  • Aprender a ocupar a mente
  • Tirar momentos para relaxar

Livros que podem ajudar a melhorar sua performance no trading

Dicas de livros para trading

Estudar faz parte da vida do trader que deseja se destacar. Seja com notícias, cursos ou livros, é fundamental que o trader se dedique a aprofundar o seu conhecimento.

Se você busca livros que podem te ajudar a melhorar a sua forma de operar, aqui estão algumas sugestões:

Código do Day Trade – O preço para consistência

Autor: Ross Trader Editora: Amazon Ano de publicação: 2019.

Essa leitura rápida promete passar lições importantes para operar com rentabilidade na bolsa de valores no curtíssimo prazo.

Análise Técnica Para Leigos

Autor: Barbara Rockfeller Editora: Alta Books Ano de publicação: 2016.

O livro apresenta a análise técnica para iniciantes, além de abordar a parte comportamental do trader. Nele o trader irá encontrar conceitos para aprimorar a prática das operações na bolsa de valores.

A lógica do Cisne Negro

Autor: Nassim Taleb Editora: Random House Ano de publicação:2007

O livro aborda sobre a armadilha que é darmos mais importância para o que conhecemos, ao invés de nos prepararmos para o imprevisível.

Segundo o jornal The Guardian, o livro é “Um estudo fascinante sobre como estamos constantemente à mercê do inesperado”.

Análise Fundamentalista

Autor: José Kobori Editora: Alta Books Ano de publicação: 2019.

Neste livro, Kobori indica “como obter uma performance superior e consistente no mercado de ações” utilizando indicadores fundamentalistas das companhias emissoras dos papéis.

Fora da Curva

Autor: Florian Bartunek e Giuliana Napolitano  Editora: Alta Books   Ano de publicação: 2016.

Este livro reúne depoimentos de traders gigantes que operam no Brasil e no mundo. Ótimo para conhecer histórias e segredos de quem fez sucesso com o trading.

O investidor inteligente

Autor: Benjamin Graham Editora: HarperCollins Ano de publicação: 2016

Este é o livro sobre finanças e investimentos mais comprado da atualidade. Uma leitura essencial para quem quer operar na Bolsa de Valores.

Ele traz uma visão apurada de Graham sobre as práticas do mercado, apresentando conceitos e experiências sobre trading com fluidez.

Aprender nunca é demais. Conheça nossos cursos!

Conclusão

A profissão de trader requer muita dedicação para que possa estar sempre se desenvolvendo e otimizando a sua performance.

É fundamental que o trader tenha um olhar observador e analista para identificar possíveis oportunidades e o que não está funcionando na sua estratégia. Esse processo de observação/análise deve ser constante e indispensável para melhorar a sua performance no trading.

Acompanhe o nosso canal do Youtube, o nosso Instagram e o nosso blog para mais orientações e dicas sobre finanças e mercado financeiro. Fique por dentro de nossas atualizações e aprenda cada vez mais sobre o mercado.

Augusto Maurício

Augusto Maurício

Formado em Engenharia, iniciei no mercado de ações em 2004 realizando operações de Swing Trade. Naquela época não existia muita informação como hoje e meu aprendizado foi baseado em livros e tentativas e erros. Com a prática conquistei mas conhecimento do que perdas, e não foram poucas. Hoje me sinto capaz e faço parte de uma equipe que me motiva a ajudar a transformação na vida das pessoas.

0 comentários

Enviar um comentário

Outros artigos