FOMC – Conceito e como funciona

por | fev 10, 2022 | Educação Financeira | 0 Comentários

FOMC significa Comitê Federal de Mercado Aberto e se refere a um item do FED (Federal Reserve System) que é o banco central dos Estados Unidos.

O objetivo do FOMC é estabelecer a política monetária do FED e fiscalizar as operações de mercado aberto do sistema financeiro dos Estados Unidos.

Assim, ajuda a regular o crescimento econômico do país.

O FOMC amplia a oferta monetária, quando o FED incentiva a economia, amplia a inflação e aumenta o emprego. Esse processo é realizado com base na diminuição das taxas de juros do FED e compra de mais títulos do tesouro nacional.

Agora, se o FED quiser reduzir a inflação, que é o que ocorre quando a economia está superaquecida, cabe ao FOMC reduzir a oferta monetária.

Nesse processo, as taxas de juros do FED aumentam junto com a venda de mais títulos do tesouro nacional.

Tudo isso impacta na vida dos americanos e consequentemente no mercado financeiro do mundo todo. Por isso, é importante que todos os investidores fiquem atentos na economia dos Estados Unidos porque eles influenciam no mundo todo.

Podemos dizer que o trabalho do FOMC é muito semelhante ao do COPOM (Comitê de Política Monetária) do Brasil, pois nos dois órgãos são discutidas questões de política monetária que levam a decisão da taxa de juros básica.

Como funcionam as decisões do FOMC

O FOMC é formado por 12 integrantes que possuem direito a voto, que são:

·         Presidente do FED de Nova York

·         7 conselheiros do Federal Reserve Board

·         4 presidentes do Reserve Banks

São feitas 8 reuniões por ano, sendo 1 reunião a cada 6 semanas. Essas reuniões são privadas e a participação é restringida somente aos integrantes do comitê.

Antes de cada reunião, o grupo de economistas do FED disponibiliza relatórios sobre a situação econômica dos Estados Unidos e também as projeções futuras dos indicadores macroeconômicos de forma interna e externa, enviando todas essas informações aos integrantes do FOMC e aos presidentes que não são membros do Reserve Bank.

Ao menos três importantes relatórios são produzidos para o FOMC: o Beige Book, o Green Book e o Blue Book.

O Beige Book discorre a respeito do desenvolvimento econômico em cada região abrangida por uma filial do FED. Atividade empresarial, eventos impactantes e o desempenho do consumo são alguns dos tópicos que o Beige Book considera em suas análises.

O Green Book realiza um conjunto de previsões econômicas para os EUA e o mundo.

E o Blue Book concede uma lista de opções disponíveis para o comitê, que vai interferir nas decisões.

Depois desse procedimento, os integrantes do FOMC discutem e tomam decisões com base na queda, manutenção ou aumento na taxa básica de juros.

Por fim, realizam uma votação para estabelecer qual será a melhor estratégia para a política monetária, qual será a taxa de juros utilizada pelo FED até que se aconteça uma próxima reunião.

 

Como o FOMC afeta os investimentos

Os anúncios do FOMC causam muita volatilidade nos mercados, pois impactam diretamente o valor do dólar, e assim acabam mexendo com os mercados de capitais do mundo todo, pois o dólar é a principal moeda de reserva do mundo.

A taxa de juros afeta de forma direta os investimentos e qualquer mudança nela impacta diretamente as taxas de câmbio e preços dos títulos de dívida. Por isso é muito importante que traders monitorem de perto as reuniões do FOMC.

O FED e suas funções

O Federal Reserve é uma das instituições mais poderosas do mundo. Seus membros tem uma grande responsabilidade, e seu principal objetivo é conter a alta variação de preços, e buscar a estabilidade do valor da moeda.

É o Banco Central dos Estados Unidos e possui cinco funções:

·         Promover segurança e solidez de instituições financeiras individuais

·         Promover a estabilidade do sistema financeiro;

·         Promover proteção do consumidor e o desenvolvimento da comunidade;

·         Conduzir a política monetária;

·         Promover a segurança e eficiência do sistema de pagamento e liquidação;

Relação do FED com a economia brasileira

As ações do FED impactam diretamente na economia do mundo todo, inclusive no Brasil.

A taxa de juros é responsável por acelerar ou desacelerar a economia, ou seja, se a taxa de juros está alta, o consumo diminui e consequentemente se diminui o volume de dinheiro circulando. Se a taxa de juros é reduzida, as pessoas compram mais a prazo e é uma tendência que a economia cresça.

Por isso, a variação da taxa de juros precisa ser administrada com precaução porque ela pode provocar o aumento da inflação.

Outra ação do FED que influencia na economia brasileira é a compra e venda de títulos porque interfere na quantidade de moeda que circula na economia.

Ao adquirir títulos, o FED incorpora esses ativos retirando-os do mercado e inserindo dinheiro líquido no mercado. Se o contrário acontece, o dinheiro é retirado do mercado.

Quando as taxas de juros estão mais altas, isso fortalece o poder do dólar, indicando dificuldades para realizar negociações em ações de outras moedas.

Quanto mais alta a taxa, pior para as ações, pois elas oferecem mais riscos, já as taxas baixas podem oferecer mais oportunidades para os investidores, apesar de oferecerem alguns riscos.

Por isso é fundamental que o investidor fique de olho em todos os acontecimentos que possam impactar o dólar, e assim praticar as estratégias necessárias para equilibrar os riscos que poderão surgir.

A principal forma de evitar que o capital seja perdido, é sempre analisar a própria tolerância ao risco e se o investimento está diversificado e alinhado com seus objetivos.

Cabe ao investidor definir qual será a melhor estratégia a ser utilizada. 

 

Augusto Maurício

Augusto Maurício

Formado em Engenharia, iniciei no mercado de ações em 2004 realizando operações de Swing Trade. Naquela época não existia muita informação como hoje e meu aprendizado foi baseado em livros e tentativas e erros. Com a prática conquistei mas conhecimento do que perdas, e não foram poucas. Hoje me sinto capaz e faço parte de uma equipe que me motiva a ajudar a transformação na vida das pessoas.

0 comentários

Enviar um comentário

Outros artigos

Dicas de como investir em Criptomoedas

Dicas de como investir em Criptomoedas

Com a chegada das criptomoedas, um mundo inovador na área de investimentos se abriu aos brasileiros. Baseados em ativos digitais, o mercado cripto tornou- se uma tendência global, e trouxe novas possibilidades de investimento. Há vários projetos tramitando no...