Plano de Trading: dicas de como montar o seu

por | jul 22, 2021 | Daytrade, Swing Trade | 0 Comentários

Introdução

Existem diversas ferramentas que auxiliam o trader na execução das suas operações e o plano de trading é uma dessas ferramentas.

Quando uma pessoa decide começar uma carreira de trader, um dos primeiros hábitos que ela precisa desenvolver é o do planejamento. Um planejamento bem estruturado pode influenciar fortemente nos resultados de cada operação.

Você quer saber como melhorar consideravelmente o lucro de suas operações? Veja neste artigo como montar e aplicar o plano de trading na sua rotina.

O que é um plano de trading?

É chamado de plano de trading o planejamento feito pelo trader para otimizar as suas operações, em busca de resultados positivos. Com um plano de trading preparado, é esperado que o trader tome suas decisões baseado nele e que os resultados reflitam esse planejamento.

O plano de trading irá trazer estratégias traçadas especificamente para as operações, detalhando cada passo das negociações. Esse processo é fundamental para uma operação de sucesso, sendo o plano de trading um diferencial na estratégia do trader.

Dentre as informações que não podem faltar em um plano de trading estão:

  • Um método de análise gráfica;
  • Um plano de gestão do dinheiro;
  • Uma boa gestão de riscos.

Como montar um plano de trading?

Trader fazendo o planejamento

Para montar um plano trading é preciso que o trader se dedique a algumas etapas. Esse processo facilita a estruturação de um bom planejamento, aumentando a sua eficiência.

1° passo: Faça a preparação

Esta etapa é dedicada a aprender sobre o mercado. É o momento de estudar, conhecer todas as alternativas, reconhecer qual é a mais adequada ao seu perfil.

Aproveite este momento para trabalhar o seu controle emocional e analisar os valores e tempo das negociações.

2° passo: Defina seus objetivos 

Após o momento de preparação, chegou o momento das definições. Nesta etapa o trader irá, dentre outras coisas, definir o mercado que será operado, os momentos de entrada e saída, o retorno esperado e o máximo de perda para cada operação.

É importante ter um plano de saída caso as suas especulações não se concretizem, por isso as metas e especificações são tão importantes.

3° passo: Revise e monte a estratégia 

O momento de revisão é um olhar geral nos passos anteriores para conseguir montar uma estratégia eficaz. Para isso, é preciso entender o que deve ser feito ou não.

Outro ponto importante a ser destacado neste passo é o acompanhamento de notícias e a movimentação do mercado. É importante que o trader esteja bem-informado para que possa adaptar e reformular os seus objetivos e estratégias conforme as necessidades.

Portanto, faça anotações, esquemas e desenhos que ajudem na hora de utilizar as informações mais relevantes. Lembre-se de definir os suportes e resistências, metas e limites de ganhos ou prejuízos e critérios para serem utilizados na hora da compra ou venda.

4° passo: administração do risco 

Toda operação está sujeita a riscos e para minimizar ou contornar os possíveis riscos, é necessário que o trader se antecipe e já tenha um gerenciamento de riscos definido em seu plano de trading.

Com o plano de trading estruturado, fica muito mais fácil a tomada de decisão frente ao risco. Por isso é tão importante que ele esteja claro e objetivo.

Registre suas operações, acompanhe os preços, use ferramentas como stop loss e stop gain. Dessa forma será cada vez mais fácil criar medidas de gerenciamento de risco.

É importante destacar que o plano de trading é muito pessoal. Logo, seguir modelos feitos por outras pessoas não é recomendado, pois, é bem provável que não sirva para o seu perfil e objetivos.

Monte o seu plano de trading, faça o acompanhamento e vá adaptando conforme as suas experiências.

Qual o benefício de ter um plano de trading?

gráfico de investimento com o cifrão

Sem dúvidas, como já foi possível perceber, o grande benefício do plano de trading é a facilidade na hora das tomadas de decisões nas operações.

Ele ajuda o trader a ter mais segurança na hora de operar e evita que ele fique perdido no momento das negociações. Além do mais, o plano ainda ajuda a avaliar os lucros e perdas e perceber o seu desenvolvimento na carreira trader.

Dicas para colocar o plano de trading em prática

Montar um plano de trading é um processo, em que a partir dos estudos e análises do trader ele vai registrando suas experiências, objetivos e estratégias.

Algumas etapas não podem faltar no planejamento do trader. São elas:

Registre os seus objetivos

Para uma operação de sucesso é preciso que o trader saiba onde quer chegar. Para isso, é fundamental as definições dos seus objetivos.

Faça uma autoavaliação

A autoavaliação é necessária para o desenvolvimento do emocional e consequentemente, para uma saúde emocional e mental estabilizada.

O emocional do trader influencia diretamente no resultado de cada operação, portanto, é muito importante que o trader dê total atenção a esse ponto.

Sempre revise

Não tem como ter 100% de certeza da eficiência de um plano de trading, nem do sucesso das operações. A revisão do plano e estratégias devem ser feitas com frequência, isso irá ajudar a otimizar resultados.

Com a revisão o trader consegue melhorar suas decisões e evitar prejuízos.

O acompanhamento de notícias que envolvem o mercado também é essencial para operações positivas.

Teste as ferramentas usadas para operar

Durante o planejamento o trader deve testar e definir as ferramentas que serão utilizadas nas operações, afinal, elas irão influenciar diretamente nos resultados obtidos.

Dê preferência a plataformas que proporcionem uma boa experiência e que facilitem suas negociações.

Observe os pregões passados

O histórico dos pregões é uma ótima fonte para analisar o mercado e tentar entender o que aconteceu, qual foi o contexto e a partir disto fazer especulações.

Com essa observação é possível identificar possíveis erros e evitá-los.

Veja como alcançar maiores resultados

Conclusão

O plano de trading é uma daquelas coisas essenciais para a vida do trader. O simples hábito do planejamento pode trazer mais segurança e lucros consideráveis.

Um trader que se dedica a montar um plano já começa com uma chance maior de ter ganhos com o mercado financeiro.

Acompanhe o nosso canal do Youtube, nosso instagram e o nosso blog para mais orientações e dicas sobre finanças e mercado financeiro. Fique por dentro de nossas atualizações e aprenda cada vez mais sobre o mercado.

Continue a aprender sobre investimentos com estes outros artigos do nosso blog:

Stop Loss e Stop Gain: Como definir uma ordem

Prop Trading: Entenda Como Funciona Uma Mesa Proprietária

Análise de Ações: Comece a Operar Com Mais Confiança

Augusto Maurício

Augusto Maurício

Formado em Engenharia, iniciei no mercado de ações em 2004 realizando operações de Swing Trade. Naquela época não existia muita informação como hoje e meu aprendizado foi baseado em livros e tentativas e erros. Com a prática conquistei mas conhecimento do que perdas, e não foram poucas. Hoje me sinto capaz e faço parte de uma equipe que me motiva a ajudar a transformação na vida das pessoas.

0 comentários

Enviar um comentário

Outros artigos