Já pensou em viver de trade? Sim, isso é possível seguindo os primeiros passos para ser um trader do zero!
Ser um trader é o sonho de muitas pessoas, mas para alcançar esse objetivo é preciso percorrer um caminho que vai te tirar do zero até ser um trader profissional.
Dentre os conhecimentos necessários para alcançar a consistência e ganhos com as operações estão o desenvolvimento emocional, estudo do mercado financeiro, análises gráficas e muito mais.
Ainda tem dúvidas sobre o que é trader? Quer saber como ser um trader do zero? Então confira este post exclusivo até o final.
O que é trader?
Na prática, Trader é a pessoa que compra e vende algo com o objetivo de obter lucro. A palavra é utilizada com maior ênfase no mercado financeiro, representando os investidores que compram e vendem ativos ou contratos com o objetivo de ganhar com as oscilações do preço.
Também, é importante diferenciar a expressão trader da palavra trade.
Trade significa a operação em si, por exemplo a compra de 1 contrato de dólar, enquanto trader é o profissional que realiza a operação.
A tradução literal do inglês para o português da palavra trader é negociador. E não deixa de estar correta.
Como se tornar um trader do zero?
Para se tornar um trader começando do zero é necessário estudar muito sobre o mercado financeiro, sobre os motivos que geram as oscilações, padrões de variações, análises gráficas, entre outros.
Além disso, é preciso pôr tudo em prática.
Se você ainda tem dúvidas sobre como se tornar um trader de sucesso, comece pala aprendizagem.
Por isso podemos dizer que a formação de um trader profissional passa no mínimo por estas 4 etapas básicas:
- Aprendizagem: estudar através de livros, cursos e vídeos para compreender o mercado financeiro e como ele funciona.
- Interiorização: inicia as análises observando os gráficos e ou o fluxo da oferta e demanda (Tape Reading) para operacionalizar o que aprendeu e verificar se realmente funciona e quais os resultados que obteria.
- Prática virtual: em uma conta demo, com dinheiro virtual, iniciar as operações no mercado financeiro para ter uma realidade próxima do que é na prática.
- Prática real: com um pequeno investimento inicial o trader começa a operar com capital financeiro e passa a ter a sensação de ganho e perda proporcionada pelo mercado. Aqui é um ponto extremamente importante para o controle emocional.
Na última etapa do processo foque no controle emocional, nos desejos de entrar com um valor da operação maior do que a gestão realizada ou entradas impulsivas em análises negligentes. Ao perceber que isso acontece, pare suas operações imediatamente e faça um estudo sobre seus comportamentos.
Criamos um passo a passo para se tornar um trader, confira:
Como ser um trader do zero: 10 passos para se tornar um trader de sucesso
Você já sabe o que é um trader e quer aprender a ser um. Então, chegou a hora de se aprofundar mais sobre o assunto.
Não há um prazo para permanecer em cada etapa, tudo dependerá do seu tempo de aprendizagem e o seu emocional.
1- Contato inicial com a profissão trader
Os primeiros passos para ser um trader é conhecer a profissão, entender realmente o que o profissional faz, sua rotina de vida e com isso decidir se é o tipo de trabalho que deseja seguir.
Um grande glamour é criado envolvendo os traders no mercado financeiro e, embora o potencial de lucratividade seja alto e não se tenha “patrão”, trata-se de uma profissão bastante estressante e que o profissional necessita ter um controle bom emocional/psicológico.
2- Estudando o funcionamento do mercado
Estudar o mercado financeiro significa compreender o seu funcionamento, quais os produtos disponíveis, como funcionam os ganhos, acompanhar traders para entender o que fazem, etc.
Normalmente esse primeiro contato com o mercado financeiro e a atividade como um todo é realizado através de vídeos no Youtube, conteúdos em blogs na internet e troca de experiências em fóruns.
3- Choque real – Expectativa x Realidade
Depois de conhecer um pouco sobre a profissão e mercado é comum tentar “pôr em prática”, mesmo sem conhecimento.
Este passo é o que chamamos de choque de realidade.
Isso porque o potencial trader começa a realizar operações acreditando “ser fácil ganhar dinheiro” por ver os resultados incríveis dos traders profissionais.
Com isso começa a perder dinheiro ou, se iniciar na conta com dinheiro virtual/fictício (o que recomendamos), perceber que é preciso se especializar para conseguir bons resultados.
A expectativa de ficar milionário em 1 ano e de pensar ter encontrado a mina de ouro começa a mudar e a uma nova realidade surge, a de que sim, é possível ganhar dinheiro, mas para isso é preciso dedicação e estudo.
4- Formas de análises e previsão das oscilações
O passo 4 é iniciar os estudos operacionais, como análises gráficas e técnicas, padrões de candles, suporte/resistência, tendências e reversões, indicadores técnicos (Fibonacci, médias móveis, bandas de Bollinger, MACD, entre outros).
Depois de aprender as formas de análise e a reconhecer os principais indicativos de oscilações de preços dos ativos e contratos na B3 (Bolsa de Valores) é o momento de preparar o lado emocional, e acredite, ele é fundamental para o sucesso em longo prazo como trader.
Nesta fase você já fará operações, mas provavelmente em uma conta fictícia, com dinheiro virtual, ou com pouco valor investido. É importante criar um registro das suas operações e motivos que o levaram a executá-la.
5- Preparação do lado emocional
As formas de trabalhar o fator emocional é particular de cada um, pois as pessoas são diferentes, tem experiências diferentes e pensam diferente. Por isso muitos traders contratam profissionais especializados para ajuda-los, é o caso dos psicólogos e coachs.
Para iniciar, algumas sugestões que costumam ajudar e podem ser úteis:
- Leia livros sobre controle emocional.
- Pratique atividades físicas
- Não se recompense ou condene por ganhos ou perdas nas operações
- Faça um exercício de meditação antes de entrar no mercado
- Escute músicas relaxantes
6- Fazer uma rotina de trabalho
É fundamental criar uma rotina de trabalho, e se possível em um ambiente comercial ou em um local reservado. Isso faz com que seu cérebro aumente o foco e concentração naqueles momentos operacionais.
Também, criará um senso de trabalho em terceiros. É muito comum familiares e amigos pensarem no trade como um “passa tempo” e por isso acabam por perturbar quem trabalha na área com visitas inoportunas.
7- Análise de mercados mais lucrativos
Com o seu registro de operações em mãos filtre em quais produtos se saiu melhor e que representam um faturamento dentro da sua expectativa, bem como, que consiga trabalhar com o valor financeiro disponível.
Também, leve em consideração o seu perfil de investidor, caso seja conservador, por exemplo, ativos na Bovespa (Ações e Opções) costumam ser a melhor opção, já se for mais agressivo, o Mercado Futuro (contratos de Índice e Dólar) ou o mercado de FOREX podem ser uma boa ideia.
8- Lapidando as análises e criando um método
Através do seu histórico de operações verifique o que gerou mais lucro e o que trouxe prejuízo, considerando:
- Estratégias de análises utilizadas
- Motivos das entradas
- Indicadores com maior precisão
Com isso poderá formar uma relação do que deve ou não operar para aumentar ao máximo as taxas de ganhos e acertos.
Por exemplo, se perceber que ao usar Bandas de Bollinger está tendo resultados ruins, mas ao operar rompimento de resistência somado a média móvel obteve bons lucros, deixe de trabalhar com Bandas de Bollinger e passe a focar no que está funcionando para você.
9- Criar consistência
Consistência nos ganhos significa virar mês a mês no positivo. De nada adianta ganhar 30% em um mês e ficar 10% negativo nos próximos três.
Para conquistar a consistência você precisará de uma gestão sobre o investimento ou aprender a trabalhar adequadamente com stop loss, ter seus métodos de compra e venda validados e operar dentro de uma margem diária/semanal/mensal de ganhos e prejuízos.
Quando alcançar o valor, ficar atento e evitar operações mais arriscadas.
10- Cursos para aperfeiçoamento
Os cursos servem como atalhos para que o trader iniciante chegue ao nível profissional em menos tempo, e melhor, evitando erros que provavelmente cometeria e perderia dinheiro.
Além disso, poderá aprender novas análises e setups já validados (conjunto de indicadores e estratégias) por um trader que ganha dinheiro no mercado e vive da profissão.
Para começar sugiro 2 cursos:
- Day Trade: para um perfil moderado a agressivo
- Swing Trade: para um perfil conservador e moderado, por exemplo a estratégia Long e Short.
Indiferente do seu perfil de investidor, ambos os cursos podem ajudá-lo a melhorar suas operações e a ganhar dinheiro na Bolsa de Valores.
Primeiros passos para ser um trader: Como trabalhar com investimentos?
Para trabalhar com investimentos você precisa abrir conta em uma corretora.
Normalmente as corretoras disponibilizam uma conta demo, com dinheiro virtual, para que você treine e se sinta mais seguro para operar.
Após criar a conta na corretora o investidor pode realizar as análises e enviar ordens de compra e venda através do Home Broker e ou plataformas de negociação, as quais interligam o cliente/usuário e a corretora à B3.
Quando a ordem é realizada passa automaticamente pelo sistema da corretora e é lançada no mercado financeiro.
Qual é o valor mínimo para investir na Bolsa de Valores?
Não há um valor mínimo para investir, o que existe é uma “sugestão” para que possa valer a pena trabalhar com o capital, até mesmo em razão de custos como a corretagem.
O valor sugerido é a partir de R$ 1.000,00. Com esse valor, trabalhando no mercado futuro, por exemplo, é possível ter bons ganhos através da alavancagem.
Quanto ganha um trader?
O trader iniciante normalmente está em fase de aprendizagem e por isso o seu lucro costuma ser bem inferior ao de um trader profissional.
Também, há diferentes fatores que influenciam nos lucros, por exemplo:
- Risco aceitável
- Capital investido
- Tipos de operações realizadas
- Uso ou não de alavancagem
- Consistência
- Taxa de acerto
- Entre outros
Não há um limite de ganhos.
Em média, investidores profissionais conseguem faturar mais de R$ 10 mil reais mensais.
Mas claro, há traders que faturam mais de 100 mil reais ao mês.
Normalmente traders iniciantes, trabalhando corretamente, dentro de uma gestão, estudando, especializando-se e fazendo bons cursos, conseguem tirar mais de 2 mil reais nos primeiros meses.
Lembre-se, sempre existirão exceções.
Para quem está iniciando e percebe que tem boa capacidade analítica e consegue ter ganhos consistentes no mercado, temos uma excelente notícia.
Você pode se tornar um Mesa Proprietária e operar sem risco junto a Euroinvest com elevado capital. Confira como participar e regulamento!
Curso para trader iniciante
Para quem inicia na área é importante conhecer o funcionamento do mercado e principalmente as estratégias e técnicas, tanto análise gráfica quanto de fluxo (Tape Reading).
Por isso um treinamento completo sobre Day Trade (compra e venda de ativos em um curto período de tempo) com foco operacional é uma excelente opção.
Preparado para seguir os primeiros passos para ser um trader e alcançar a sua independência financeira em uma das profissões mais incríveis? Deixe suas dúvidas nos comentários!
Autor
Euroinvest