Mesa Proprietária: Entenda Como Funciona Uma Prop Trading

Uma das alternativas para quem deseja operar na Bolsa de Valores é fazer parte de uma mesa proprietária, muito conhecida como Proprietary Trading Firms ou Prop Trading.

A mesa proprietária favorece o acesso ao mercado financeiro para o trader que não dispõe de muito capital, oferecendo a ele a oportunidade de operar na Bolsa.  Continue lendo este artigo para entender melhor sobre Prop Trading e como ele pode ser vantajoso tanto para a mesa, quanto para o trader.

O que é mesa proprietária?

Traders operando pela mesa proprietária Euroinvest

Mesa proprietária pode ser definido como atividades de trading realizadas por empresas através de um capital próprio. Sendo assim, a mesa proprietária não está autorizada a utilizar o capital individual do trader que está associado a ela.

Como na mesa proprietária é utilizado o seu próprio capital, ela se torna a responsável por arcar com os ganhos e perdas em potencial. Seu funcionamento é totalmente independente dos recursos do trader associado.

Como funciona uma Mesa Proprietária?

A mesa proprietária funciona como uma parceria entre a empresa e o trader.

Normalmente, elas oferecem educação financeira, infraestrutura e capital ao trader, enquanto ele coloca em prática os treinamentos e traz lucro para a mesa. Para participar de uma mesa proprietária, o trader passa por avaliações em simuladores que visam analisar a sua capacidade operacional. Existem também algumas metas e regras que o trader deve seguir durante este processo, onde a mesa observa o seu desempenho.

Este processo de avaliação a uma mesa proprietária não segue um padrão, de forma que cada mesa vai ter a sua forma de validar a aprovação do trader.

remuneração que o trader recebe, na maioria das vezes, se baseia em uma porcentagem dos lucros que ele obteve e isso também varia conforme cada mesa.

Existem algumas formas de se associar a uma mesa proprietária, dentre elas estão os três modelos mais comuns, não necessariamente no Brasil, que são:

  • Baixo ou nulo investimento inicial

Neste caso, o trader só assume as despesas que são referentes ao treinamento ou avaliação. Ele não precisa investir um capital alto para operar, porém, a mesa acaba recebendo uma porcentagem maior dos lucros que o trader conquistar. É normal nestes casos também o trader ter que se responsabilizar pelos custos adicionais como taxas e usos de plataformas, por exemplo. Esse é o modelo mais adotado no Brasil.

  • Alto investimento inicial

Já neste caso ocorre o inverso do primeiro citado, dessa forma o trader participa com o capital dele e como consequência recebe uma maior parcela de lucros. Aqui o trader está mais exposto ao risco, já que pode perder parte do seu capital investido inicialmente. 

  • Equilíbrio das partes

Nesta situação, garante-se o mesmo nível de participação, tanto para o trader quanto para a firma. Sendo assim, as duas partes compartilham dos lucros e prejuízos da mesma forma.im Os dois últimos modelos são mais comuns em outros países, onde pessoas se organizam e criam uma Prop Trading com o objetivo de reduzir custos e criar um ambiente favorável e colaborativo entre eles. Há também mesas que disponibilizam somente o espaço como coworking e até oferecem o gerenciamento de risco a eles, onde o trader arca com os custos e perdas que venham ocorrer.

Escolhendo uma mesa proprietária

Da mesma forma que há a pesquisa da corretora onde operar, deve haver uma pesquisa profunda da mesa proprietária.

O trader deve se atentar a idoneidade, estabilidade e confiabilidade da mesa. É extremamente importante que o trader busque se associar a mesas que oferecem uma maior segurança para as suas operações. Portanto, busque a opinião das pessoas e analise bem antes de tudo.

Mesa Proprietária vale a pena?

 Pode ser que surja a seguinte questão: Por que operar em uma mesa proprietária se eu posso ter os mesmos lucros numa conta pessoal? De fato, você realmente pode obter os mesmos lucros, mas a mesa proprietária oferece vantagens que a torna uma opção atraente. Veja melhor sobre essas vantagens abaixo:

  • Acesso a uma base de capital maior

Quando o trader faz parte de uma mesa proprietária, ele acaba tendo acesso a um maior capital e consequentemente tem a possibilidade de aumentar os seus ganhos.

  • Um nível de risco mais baixo

Normalmente, os traders investem uma pequena parte do capital, seja em treinamento ou em uma avaliação, enquanto as mesas proprietárias contribuem com uma parcela maior (o capital para operar de fato). Isso permite que o trader experimente operações um pouco mais arriscadas, visto que seu capital está “seguro”.

  • Taxas e Corretagens menores

Ao operar por conta própria, o trader pode encontrar taxas e corretagens bem maiores. Porém, quando se trata de mesas proprietárias as operações tendem a receber taxas mais baixas, pois o custo de operações para instituições costuma ser menor do que os custos para investidores individuais.

  • Acesso a plataformas de treinamento e trading

Quando o trader opera por uma mesa proprietária, ele pode receber treinamento e instruções, afinal as instituições contribuem com uma grande parte do capital e, portanto, querem preparar o trader para que os resultados alcançados sejam bons. 

Estes treinamentos são uma experiência significativa para o trader que além de trabalhar com outros traders da mesa e compartilhar conhecimento e informações, conseguem sentir o mercado e ganhar mais confiança. Participando de uma mesa proprietária o trader tem gerenciamento de risco e recebe recursos que ajudam no seu desempenho nas operações.

Cursos oferecidos pela mesa proprietária

A mesa proprietária oferece suporte ao trader através de treinamentos que auxiliam ao seu desempenho operacional. A Prop Firm permite que o trader aprenda, ganhe experiência operando o mercado e se mantenha sempre atualizado. Além disso, o contato com os outros traders também funciona como uma forma de aprendizagem, visto que há uma troca de experiências e conhecimento. Conheça os nossos planos de Mesa Proprietária na Euroinvest

Conclusão

A mesa proprietária é uma ótima opção para quem deseja crescer na profissão, ganhando experiência e se desenvolvendo com suporte.

Com ela o trader pode ampliar os lucros sem se expor a grandes riscos, o que desenvolve a confiança para operar no mercado financeiro. Esta também é uma forma de o trader estar sempre informado e atualizado sobre o mercado, já que há o contato com os outros traders da mesa. 

Para saber mais sobre como funciona uma mesa proprietária assista ao episódio do Cohen Cast, podcast do Rodrigo Cohen,  onde conto um pouco da Euroinvest.

Você também assistir a gravação da Live que o Augusto Maurício fez sobre as vantagens e desvantagens de operar por uma mesa proprietária.