Como diminuir o prejuízo emocional de suas operações

por | mar 31, 2022 | Educação Emocional

Para operar bem no mercado financeiro, é preciso ter 80% de controle emocional e 20% de técnica.

É preciso estar ciente que os lucros e prejuízos que você alcançar são de responsabilidade própria, e não direcionar os erros e acertos para alguma outra situação ou alguém.

Operar no mercado financeiro, na bolsa de valores é um desafio mental.

Já começa pelo ambiente, que pode ser qualquer um. Basta ter um computador ou celular conectado à internet, que você pode operar em qualquer lugar, dentro do horário comercial que é o horário que a bolsa funciona.

Essa flexibilidade é bem diferente do que trabalhar em qualquer empresa, não é verdade?

Porém, a realidade é que apenas 10% das pessoas que operam no mercado financeiro conseguem ter uma curva de lucro consistente.

Não há como prever para qual direção o mercado irá, mas uma coisa é certa: para entender o mercado financeiro, é preciso conhecer a si mesmo.

Você é uma pessoa paciente? Disciplinada? Sabe esperar o melhor movimento do dia ou então quem sabe, não operar em um dia que o mercado não esteja com um volume bom?

Operar envolve um enorme controle emocional, autodisciplina e também a habilidade de se adequar em função do ambiente.

Especialistas dizem que “o mercado está sempre certo”. Quem vai criar experiências nele é você mesmo e por isso deve assumir responsabilidades por seus ganhos e pelas suas perdas.

Mas como conseguir controlar suas emoções? Hoje trouxemos 5 dicas para que você consiga fazer isso:

  1.     Faça um planejamento e mantenha o foco no que você quer

Como dissemos anteriormente, apenas 10% dos operadores do mercado financeiro conseguem uma constância e não “quebram”.

É importante entender que o mercado é imprevisível e para sobreviver nele é preciso que você crie regras e as siga. Qual tipo de mercado você vai operar? E em qual horário você vai decidir operar?

Procurar horários com maior liquidez no mercado é uma boa opção, mas monte uma tabela de horários e siga.

Agora aqui vai um ponto importante: Quais são seus limites de perda?

Você precisa ter isso definido. Se já perdeu x valor hoje, então feche o computador e volte a operar no dia seguinte. Muitos players perdem mais dinheiro ou quebram ao tentar recuperar algum prejuízo. E por incrível que pareça, é preciso colocar limites de ganhos também, pois você pode estar com a quantia desejada e logo depois devolver tudo o que conquistou, só por ter continuado operando, quando era hora de parar.

Sem essa disciplina você estará à mercê de impulsos e sairá do controle. Vai perder muito dinheiro, deixar de ganhar dinheiro e pode sair do mercado financeiro antes do esperado.

Às vezes não importa o quão bom você seja de análise técnica, se não tiver disciplina mental, de nada adiantará todo conhecimento.

  1.     Não hesitar na hora de operar

Principalmente se você já vem de uma experiência ruim no dia anterior, onde você perdeu dinheiro, pode ser que, para evitar esse sentimento de perda, você fique com medo de entrar nas operações.

O problema é que o medo limita sua capacidade de resposta, e isso atrapalha a sua autoconfiança.

A autoconfiança te ajuda a fazer o que precisa ser feito, e por isso trabalhar a parte mental é fundamental para que você não fique com medo na hora de operar.

Uma boa saída para isso é treinar em simuladores, que com o tempo, vão te dar mais confiança para operar na conta real.

  1.     Aprender a lidar com a perda de dinheiro

Vai acontecer do mercado ir contra a sua análise ou a sua posição e você irá perder dinheiro. Se você se desestruturar quando isso acontecer, infelizmente o mercado financeiro não é para você.

É preciso saber lidar com a perda de dinheiro, pois isso irá acontecer. Os ganhos acontecem por conta do mercado ser volátil, por isso não se desestabilize a cada prejuízo que você tenha.

É importante que as perdas estejam dentro do limite que você estabeleceu, e por isso o planejamento é fundamental para que você não perca todo o seu dinheiro em uma só operação ou em um dia ruim.

  1.     Aprender a lidar também com os ganhos de dinheiro

Haverá dias (e que sejam muitos) que você irá ganhar dinheiro, e é preciso preparar seu psicológico para isso também.

É preciso ter muita disciplina quando estiver ganhando dinheiro, se você já atingiu sua meta, feche o computador e faça outra coisa, ou fique acompanhando o mercado no simulador. Nosso cérebro trabalha com um jeito de devolver esse dinheiro, como se fosse uma autossabotagem. Perceba isso e trabalhe essa ideia de ficar de fora quando já tiver ganho o seu dinheiro do dia.

  1.     Controle sua ganância

Ser ganancioso é ter uma ideia de que nunca algo é o suficiente.

Entrar em uma operação financeira envolve riscos, retornos, e a necessidade de fazer a escolha certa no momento certo. Sair de uma operação perdendo ou no 0 a 0 inclui sentimentos como perda, ganância e controle.

Todo mundo começa a operar com expectativas de ganhos, mas a volatilidade do mercado pode afetar o seu emocional.

Não pense em lucros e perdas quando você sair de uma posição, e mantenha sua convicção no aprendizado e na análise que você está fazendo do mercado.

A bolsa de valores não vai mostrar a você a hora que você precisa abandonar suas operações, a não ser que você seja zerado (ou seja, que seu dinheiro tenha acabado na corretora).

O responsável por seu sucesso ou seu fracasso no mercado financeiro é apenas você e é importante, para sua saúde mental, que você saiba reconhecer isso.

Você deve se adaptar ao mercado, e não ao contrário. Operar no mercado financeiro e na renda variável dá possibilidades de ganhos extraordinários, e por isso você não deve ficar refém de suas emoções. Você deve trabalhar seu psicológico para desfrutar dos benefícios de trabalhar com o mercado financeiro e os ganhos que ele pode oferecer. 

Augusto Maurício

Augusto Maurício

Formado em Engenharia, iniciei no mercado de ações em 2004 realizando operações de Swing Trade. Naquela época não existia muita informação como hoje e meu aprendizado foi baseado em livros e tentativas e erros. Com a prática conquistei mas conhecimento do que perdas, e não foram poucas. Hoje me sinto capaz e faço parte de uma equipe que me motiva a ajudar a transformação na vida das pessoas.

0 comentários

Outros artigos

Dicas de como investir em Criptomoedas

Dicas de como investir em Criptomoedas

Com a chegada das criptomoedas, um mundo inovador na área de investimentos se abriu aos brasileiros. Baseados em ativos digitais, o mercado cripto tornou- se uma tendência global, e trouxe novas possibilidades de investimento. Há vários projetos tramitando no...