Como Estudar para ser Trader (e viver da Profissão)?

Viver de investimentos no mercado financeiro pode ser uma ótima profissão, mas para isso é preciso estudar para ser Trader. Uma das maiores dúvidas de quem está começando é:

Como iniciar os estudos?

Neste post vamos falar sobre os pilares do trader de sucesso, dicas de livros e por onde começar a estudar. Ficou interessado? Então leia até o final que temos uma surpresa!

Pilares de um trader de sucesso

Conheça os principais pilares no qual você deve se apoiar na sua jornada para atuar como trader.

1º Pilar: Modalidade Operacional

Diz respeito a forma como trabalhará. A modalidade operacional está ligada a sua disponibilidade de tempo, principalmente para quem está iniciando e não vive exclusivamente do trader.

Pense comigo, uma pessoa que trabalha durante o dia não terá condição de operar Day Trade, provavelmente negociará com períodos mais longos, como swing trade ou position.

A modalidade operacional é justamente isso. Saber qual é a sua disponibilidade de horário para trabalhar e dedicar às operações na B3.

2º Pilar: Controle Emocional e Gerenciamento de Riscos

Investir capital e estar disposto a ganhar ou perder pode impactar no psicológico de muitos traders iniciantes. Por isso o controle emocional é considerado um dos pilares, senão o mais importante.

Também, deve-se manter um gerenciamento de riscos, pois nem sempre as operações serão vitoriosas.

3º Pilar: Técnica Operacional

A técnica é justamente o seu conhecimento operacional para descobrir como o preço se comportará e aumentar a sua taxa de acerto nas operações.

O que estudar para ser trader

O estudo para se tornar um trader do zero também passa por áreas paralelas ao operacional em si, é o caso das finanças. Até mesmo em razão da necessidade de acumular dinheiro para investir.

Podemos observar que traders de sucesso costumam ser organizados com suas finanças e sabem economizar e investir em diferentes setores, não apenas na B3 ou em um determinado ativo.

Desenvolver a mentalidade de trader (mindset) também é fundamental. Quando se inicia na profissão você não tem chefe, não há cobrança e o horário é você quem faz. Ganhar dinheiro ou não depende de você. Não tem férias, 13º salário ou outras “facilidades” de ser empregado. 

Por isso, estudar como desenvolver o controle emocional e ler livros sobre desafios enfrentados pelo trader, personalidade vencedora, programação neurolinguística, entre outros, podem ajudar na sua formação.

Por fim, e não menos importante, está a Análise Técnica. Estudar os padrões de oscilações dos ativos no mercado financeiro e criar setups operacionais farão com que a sua taxa de acerto nas operações seja maior. Você pode se interessar por estes cursos de análises gráfica

3 Livros para Traders iniciantes

Para quem está iniciando separamos 3 opções de livros que podem ajudar a entender melhor o universo do trade e passar para o próximo nível na profissão. Claro, há dezenas de bons livros, por isso selecione os que você se identifique melhor:

Candlestick: um Método Para Ampliar Lucros na Bolsa de Valores – Carlos Alberto Debastiani

Uma das formas de visualizar o gráfico mais utilizadas pelos traders é o candlestick. Neste livro o autor explica em detalhes os padrões de candles e as principais oscilações que costumam ocorrer em decorrência dos seus formatos.

Trading in The Zone – Mark Douglas

O foco do livro está relacionado a atividade mental, disciplina e fatores psicológicos importantes para um trader de sucesso.

Análise Técnica, Teoria, Ferramentas e Estratégias – Márcio Noronha

Traz uma visão intermediária sobre a análise gráfica, abrangendo desde candlestick, tendências até estratégias operacionais utilizadas por traders profissionais.

O que estudar para ser trader?

Trader estudando conteúdo sobre mercado financeiro

O início dos seus estudos pode ser através de livros e PDFs.

Começar a se habituar com o mercado financeiro também é importante, por isso uma boa dica é criar uma conta na corretora e instalar um software para acompanhar as oscilações dos ativos. Você pode até operar em uma conta simulador para ter uma sensação mais realista.

Caso tenha condições, fazer um curso certamente trará o conhecimento necessário em menos tempo, por isso, se for possível, priorize fazer um curso de qualidade, pois aprenderá da maneira correta, com suporte adequado, evitará perder dinheiro no início e ao mesmo tempo pode replicar as estratégias de um profissional que já ganha dinheiro no mercado.

Vale lembrar, nosso blog é repleto de posts com excelentes materiais para estudo, pode iniciar por ele.

Quais os requisitos básicos para ser um trader?

Preparamos uma lista com algumas das características importantes para ser um trader:

  • Disciplina
  • Bom controle emocional
  • Capital para investir, por menor que possa parecer para você.
  • Desejo de aprender
  • Conhecimento técnico
  • Paciência para alcançar os objetivos
  • Mentalidade de trader
  • Estar preparado para não ter chefe e entender que os ganhos dependem de você

4 Dicas para se tornar um trader de sucesso

Estas dicas podem mudar a sua trajetória como trader, ou pelo menos evitar erros que a maioria comete e que podem comprometer os seus ganhos e impedir de alcançar o seu objetivo de sair do trader do zero para viver de trader. São elas: 

1- Há momentos em que o melhor é não operar

O trader iniciante costuma operar a todo momento, sempre em busca de muitos ganhos. Acontece que o mercado ou o estado emocional do trader podem não estar favorável. Isso é um dos principais motivos que ocasionam perdas.

2- Busque um percentual de ganho “atingível”

É fato que não há “limite” para os ganhos na B3 (Bolsa de Valores), mas quanto maior o objetivo, maior costuma ser o risco necessário para alcançá-lo.

Por isso crie um planejamento para seus ganhos pensando em longo prazo. Veja, 0,5% ao dia é mais de 10% ao mês. Evite criar metas diárias altíssimas.

3- Estratégias aumentam a taxa de acerto, mas não são infalíveis

Outro erro de todo iniciante é pensar que as estratégias são infalíveis, que basta ter um setup “matador” e pronto, dinheiro certo todos os dias.

Todo setup ou estratégia falha em algum, ou vários momentos. É preciso saber reconhecer o mercado quando ele está ou não respeitando e não forçar as operações.

4- Gerenciamento de risco traz lucros em longo prazo

Por melhor que seja o desempenho de um trader, se ele não tiver gerenciamento de risco dificilmente terá lucro em longo prazo, pois acaba por devolver os ganhos em operações má sucedidas.

Quando começar a viver de trader?

Para tomar a decisão é preciso considerar uma série de fatores, por exemplo, o quanto você precisa ganhar mensalmente para arcar com suas despesas e não descapitalizar a sua carteira de trabalho.

No geral, costuma-se viver exclusivamente do trader quando:

  • Possui um capital extra (patrimônio) para arcar com pelo menos 1 ano das despesas “da casa” se não obtiver lucros nas operações 
  • Alcançar a consistência dos ganhos e que sejam superiores em no mínimo 40% dos gastos mensais do trader
  • Possuir um setup operacional validado

Já alcançou a consistência ou acredita que tem conhecimento e mentalidade de trader suficientes para conquistar ganhos consistentes e o que falta é justamente a oportunidade e capital? 

A Euroinvest está em busca de novos talentos para operar com o nosso capital, veja como participar do teste aqui!