Robô de investimento: O que é? Quais são as Vantagens?

por | nov 25, 2021 | Sem categoria | 0 Comentários

Essa tecnologia surgiu no fim dos anos 90, para dar suporte aos grandes volumes de negociação na bolsa de valores. 

Porém hoje, utilizar robôs de investimento se tornou acessível para qualquer pessoa, inclusive aquelas que não têm tanto conhecimento sobre o mercado financeiro. 

O que é um robô de investimento

Trata-se de um programa de computador (software) que automatiza processos de acordo com as transações financeiras que devem ser realizadas. Podem atuar em uma ou mais fases da operação. 

As principais funções de um robô de investimento são:

·      Analisar e escolher os melhores investimentos 

·      Executar aplicações financeiras 

·      Monitorar o desempenho dos investimentos 

·      Resgatar aplicações de acordo com as regras pré determinadas. 

Esses robôs podem ser mais simples ou mais sofisticados, dependendo da programação, que é feita por um programador. 

O papel principal do robô é executar comandos com mais velocidade e reduzir possibilidades de falha, possibilitando assim que qualquer processo mecânico possa ser realizado por essa ferramenta. 

Algoritmos e aplicações financeiras 

É importante entender o conceito de algoritmo, que é uma sequência de comandos executados por um programa de computador, sob determinadas condições. 

Primeiro, esse software precisa ser alimentado por uma base de dados. 

Depois, ele coloca seus comandos em prática de acordo com sua programação. 

O robô de investimento tem como objetivo executar uma estratégia de investimento para ser classificado como robô investidor. 

Atualmente, existem diversas opções no mercado, que são classificadas em robô trader e robô advisor. 

Essas ferramentas podem ser mais simples ou sofisticadas, dependendo do que você deseja contratar e do que elas oferecem.

Principais tipos de robôs investidores

  • HFTs

Foram os primeiros robôs de investimento a surgirem no mercado financeiro. Deram origem ao que conhecemos hoje por robô trader. O objetivo desse robô é executar ordens de compra e venda de investimento de forma muito rápida, em frações de segundo. São esses tipos de robôs que são utilizados em bancos, corretoras de valores, fundos de investimento e outras instituições financeiras que operam em bolsas de valores. 

  • Robô Trader

Trata-se de uma tecnologia mais voltada para a pessoa física que investe em renda variável. Ele ajuda a programar as ordens de compra e venda, utilizadas em operações de curto prazo, o chamado day trade (compra e venda de um ativo no mesmo dia). 

O papel desse robô é analisar o movimento do mercado e disparar essas ordens de compra e venda de acordo com os critérios definidos pela própria pessoa. Em alguns modelos mais sofisticados, pode-se aplicar fórmulas e condições para deixar o robô decidir quando é hora de comprar ou vender algum papel. 

  • Robô Advisor

É um software criado para recomendar, executar e monitorar uma carteira de investimentos. Diferente do robô trader, que se baseia nos preços dos ativos, o robô advisor se baseia no perfil e nos objetivos do investidor, para recomendar os investimentos. 

Ele é programado a partir dos princípios da teoria econômica. Um deles é a diversificação econômica, pois além de proteger o patrimônio, ela tende a aumentar a rentabilidade da sua carteira. 

  • Robô Consultor de Investimentos Digital

Algumas consultorias que fazem gestão de investimento de pessoas físicas utilizam esse robô. O que pode ser benéfico nessa categoria é o fato de usarem sites e aplicativos para melhor atender seus clientes.

Vantagens de usar um robô de investimento

Já vimos que um robô de investimentos é uma solução prática para economizar tempo na tomada de decisões. Só é necessário saber o quanto vai investir e para que. 

Então, podemos destacar as principais vantagens de um robô investidor:

  • Carteira personalizada de acordo com o perfil e objetivos do investidor
  • Economia de tempo, pois o investidor não precisa ficar escolhendo nem analisando as aplicações financeiras 
  • Custo mais baixo, se comparado a uma consultoria 
  • Sem burocracia
  • Praticidade, o acompanhamento de sua carteira pode ser feito online, de onde você estiver 
  • Inteligência, o robô acompanha sua carteira para deixá-la sempre de acordo com seu perfil de risco e objetivos. 

Desvantagens de um robô de investimento

  • Não é indicado para quem gosta de investir por conta própria. 

Antigamente, só quem tinha muito dinheiro conseguia investir. Os grandes bancos dominaram o mercado por muito tempo, e acabavam induzindo as pessoas a investirem seu dinheiro de acordo com os produtos que só eles ofereciam. 

Hoje, o robô de investimento permite que mais pessoas tenham acesso às melhores aplicações financeiras, de acordo com seu perfil, e não é preciso ter muito dinheiro para começar.

De acordo com o perfil de risco de cada investidor, uma carteira de investimentos pode ter ativos de renda fixa e renda variável, além de fundos multimercado. 

O uso do robô acaba sendo bastante útil para quem não tem muito conhecimento sobre o mercado financeiro ou não tem tempo para operar. 

Também pode ser utilizado por pessoas que entendam sobre os detalhes de investimento mas não querem ter o trabalho de montar e principalmente de cuidar e acompanhar a carteira. 

A maioria dos clientes de corretoras não tem experiência com investimentos, buscando ajuda profissional para gerenciar sua carteira. 

Por isso, o robô de investimento atrai esses clientes, por ser um serviço com custo mais baixo, com transparência e melhor rentabilidade, sem falar na possibilidade de acompanhar seus investimentos em qualquer lugar, a qualquer momento. 

É importante lembrar que o robô de investimento deve ter configurado também as regras de cada produto, como por exemplo a retenção de Imposto de Renda nos produtos de renda fixa e renda variável.

Augusto Maurício

Augusto Maurício

Formado em Engenharia, iniciei no mercado de ações em 2004 realizando operações de Swing Trade. Naquela época não existia muita informação como hoje e meu aprendizado foi baseado em livros e tentativas e erros. Com a prática conquistei mas conhecimento do que perdas, e não foram poucas. Hoje me sinto capaz e faço parte de uma equipe que me motiva a ajudar a transformação na vida das pessoas.

0 comentários

Enviar um comentário

Outros artigos